Pacientes pediátricos expõem trabalhos em mostra cultural

Quinta, 10 Novembro 2016

Pacientes pediátricos expõem trabalhos em mostra cultural

Ação com alunos da Escola Hospitalar ocorreu no Salão Preto e Branco e encantou a todos

A Literatura e Seus Encantos foi o tema da IV Mostra Pedagógica, que reúne trabalhos desenvolvidos por alunos-pacientes da pediatria do HSI. A exposição, realizada pela Santa Casa da Bahia em parceria com a Escola Hospitalar e Domiciliar da Secretaria Municipal de Educação, encantou visitantes, acompanhantes, colaboradores e demais pacientes.

A proposta é a de valorizar a criatividade e aprendizagem das crianças, que durante o tratamento  permaneceram internadas no hospital. "Esta ação de educação hospitalar  garante a continuidade dos estudos e promove a integração dos pacientes", assegura a  professora Jurema Sampaio.

A realização da mostra, que envolveu apresentações musicais e teatrais, recebeu muitos elogios dos visitantes. A aposentada Maria de Lourdes Carneiro, que esteve no HSI realizando exames, conferiu detalhadamente os trabalhos exibidos no Salão Preto e Branco do hospital. “Sempre soube da importância de termos uma escola dentro de uma unidade hospitalar. Os trabalhos apresentados demonstram que processo educacional vem sendo conduzido com carinho pelos professores e demais participantes", afirmou Maria.

As crianças que participam das aulas em ambiente hospitalar ou na Casa de Saúde Solange Fraga, já iniciadas no processo de escolarização, são indicadas pelas coordenações pedagógicas das escolas, em conjunto com as coordenações de saúde dos hospitais, desde que tenham condições de acompanhar as aulas nesses ambientes e durante o período do tratamento.

Além de permitir que o aluno internado não perca tempo nos estudos e continue acompanhando o currículo de sua escola, as atividades nas classes hospitalares são apontadas por estudos como aliadas da recuperação clínica dos estudantes.