Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade do Hospital Santa Izabel (HSI) foi implantado em 1999, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados pela instituição nas áreas de oncologia, cardiologia, reabilitação cardíaca, neurologia, otorrinolaringologia e ortopedia, e superar assim as expectativas das pessoas usuárias dos serviços prestados pela Instituição.

Alinhado à Visão, Missão e Valores da instituição, o Sistema de Gestão da Qualidade do Hospital Santa Izabel é formado por um conjunto de políticas, ações e programas que têm como foco a segurança da assistência e satisfação dos clientes. Isso é possível através do monitoramento da eficácia na assistência à saúde e do incentivo ao ensino e à pesquisa médica.

Como ferramentas, programas e processos utilizados pelo Hospital Santa Izabel, vale mencionar a Acreditação Hospitalar, o Gerenciamento de Risco, Programa de Prevenção e Controle de Infecções, Núcleo de Atendimento ao Cliente, Painel Estratégico, Painel de Indicadores (Gestão à Vista), Programa de Humanização da Assistência à Saúde e as ações de Hospitalidade.

Educação Permanente

Educação Permanente

Pensando no conforto e segurança de seus pacientes, o Hospital Santa Izabel investe tanto em desenvolvimento humano, através da capacitação de seus profissionais, quanto em desenvolvimento técnico. Isso é feito por meio de uma gestão partilhada entre as áreas de Educação Permanente e Recursos Humanos, que foca no aumento de competências comportamentais e técnicas de seus empregados, como comunicação e relação interpessoal.

A Educação Permanente atua no sentido de aperfeiçoar as ações realizadas pela equipe não médica (enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes administrativos), de forma a desenvolver as potencialidades desses profissionais, dentro de um contexto que envolve competências técnicas e comportamentais. Como forma de garantir a qualidade dos processos, essa equipe é monitorada em suas funções, através de indicadores de desempenho.

Para isso, é necessário que se tenha um programa de desenvolvimento técnico para a equipe operacional, que contemple capacitação e aprimoramento profissional para manuseio de novas tecnologias, atendimento à saúde no foco de patologias, diagnóstico e tratamento. Também faz parte da estratégia do Hospital Santa Izabel, a humanização no cuidado com o paciente e a promoção de discussões internas entre a equipe operacional, de forma que demande melhorias e ações corretivas.

Essas iniciativas viabilizam a implantação da qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente, sempre respeitando a ética e a missão do Hospital. Desta forma, é possível discutir e desenvolver processos de trabalho mais eficientes, além de adotar medidas que proporcionem, por exemplo, a diminuição do tempo de internamento e a identificação precoce de sinais de complicações dos casos clínicos.

Comissões

Comissões

No Hospital Santa Izabel, a prioridade é garantir a segurança dos pacientes em todas as etapas do diagnóstico e tratamento, assim como a busca incessante de condições para que a equipe multidisciplinar possa prestar uma assistência com qualidade.

Foram criadas 12 Comissões especiais, compostas por profissionais das diversas áreas e especialidades do hospital, que reúnem-se periodicamente para discutir questões variadas, sempre focadas no interesse do paciente.

Entre elas, estão:

  • Comissões de Controle de Infecção Hospitalar;
  • Gerenciamento de Riscos, Análise de Óbitos e Biópsias;
  • Revisão de Prontuários;
  • Padronização de Materiais e Equipamentos;
  • Farmácia e Terapêutica;
  • Cuidados Paliativos;
  • Transplante de Órgãos e Tecidos;
  • Humanização;
  • Comitê Transfusional.

As reuniões normalmente acontecem mensalmente e as decisões e sugestões são encaminhadas para as coordenações das áreas assistenciais e administrativas operacionalizarem.

No sistema estruturado do Hospital Santa Izabel, a identificação de possíveis situações com risco potencial para o paciente (como queda do leito, erro de medicação, fuga), são notificadas de imediato aos familiares e profissionais de saúde. Com isso, medidas preventivas são adotadas prontamente, garantindo que a nossa meta de cuidar de vidas, com qualidade, seja sempre alcançada.

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

O Hospital Santa Izabel faz parte de uma rede de serviços de saúde pública e privada, portanto, precisa monitorar o comportamento epidemiológico das doenças que estão ocorrendo na cidade e no Estado. O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia desempenha esse papel diariamente, ao visitar as unidades de internação e os pronto-atendimentos, buscando identificar precocemente os pacientes suspeitos ou confirmados com doenças de notificação compulsória como as meningites, tuberculose, varicela, diarréias, dengue, chikungunya, zica vírus, sarampo, AIDS. O NHE acompanha e analisa todos os óbitos das mulheres em idade fértil e crianças menores de 1 ano.

É dever de todo o cidadão e obrigação legal de todo profissional de saúde alertar para os casos suspeitos das doenças de notificação compulsória. As notificações podem ser realizadas para o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Santa Izabel, através do telefone (71) 2203-8031. Todas as informações são encaminhadas para o Distrito Sanitário, localizado no Centro Histórico de Salvador, para proceder às visitas domiciliares e a investigação epidemiológica dos pacientes e contactantes.

Cumprir o calendário básico de vacinação, lavar as mãos regularmente, manter a higiene corporal, hábitos alimentares saudáveis e ir ao médico com frequência são medidas que devem ser adotadas para prevenção de doenças.