Orientações

  • 01. Setor de Internamento

    É o local onde se realiza o registro de internação e para tal devem ser apresentados os seguintes documentos:

    • RG, CPF e carteira do convênio (Certidão de Nascimento, em caso de menores);
    • RG e CPF do responsável;
    • Solicitação de internação preenchida pelo Médico Assistente;
    • Autorização do convênio ou depósito inicial (em caso de particular).

    A diária hospitalar é indivisível e compreende o período entre 10h de um dia até as 10h do dia seguinte. A permanência após a alta implicará em custos adicionais para pacientes e/ou familiares. O paciente tem tolerância de 02 horas após a alta médica, para desocupar o leito, caso contrário será cobrado uma taxa de permanência.

    Nenhum paciente deverá ser internado sem a presença de um responsável maior de 18 anos.

    Recomendamos aos pacientes/responsáveis, que possuam planos de saúde credenciados ao hospital, que se informem sobre a abrangência da cobertura e suas limitações.

    As despesas não cobertas pelos planos de saúde serão cobradas diretamente ao responsável durante o período de internação, através de uma conta particular.

    A diária hospitalar NÃO COBRE:

    • Em apartamento: ligações telefônicas, almoço e jantar do acompanhante (salvo quando liberados pelo convênio);
    • Em enfermaria: ligações telefônicas, acomodações e refeições para o acompanhante (salvo quando liberados pelo convênio).

    Em caso de internações às 20h, o HSI tem uma cortesia, já que o horário para o internamento é das 19h às 07h. Os convênios não pagam esta diária.

    O hospital disponibiliza esta internação com o objetivo de evitar atrasos nas cirurgias das 07h da manhã.

    Em caso de transferência do paciente para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o leito/acomodação deve ser imediatamente desocupado pelos acompanhantes, para ser disponibilizado ao setor de internamento.

    Para liberação da linha telefônica dos apartamentos é necessário deixar um depósito, e na alta hospitalar será feito o pagamento da conta. Outras informações pelo ramal: 8416 (Tesouraria).

    Informações sobre valores de diária e internações no ramal: 8436.

    Na alta hospitalar, o crachá do acompanhante deverá ser devolvido na Tesouraria até as 16h30, após este horário no setor de Internamento.

  • 02. Recepção

    É composta por profissionais capacitados para atendimento ao público, que são orientados para informar e encaminhar os pacientes internos e externos às instalações da Instituição.

    Como chegar:

    Praça Conselheiro Almeida Couto, nº 500, Nazaré.
    Acesso em frente à praça, logo após o estacionamento

    Horário de funcionamento:
    Segunda à Sexta: das 06h30 às 21h
    Sábado, domingo e feriado: 07h às 19h.

  • 03. Horários para visitantes e acompanhantes

    Horários de Visita

  • 04. Serviços de Enfermagem

    Formado por Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que prestam assistência geral e individualizada aos pacientes, respeitando os princípios éticos e legais.

    Todos os cuidados de enfermagem necessários ao paciente devem ser prestados por profissionais que compõem a equipe do hospital, devidamente identificados pelo crachá.

    A manipulação de equipamentos (bomba de infusão, oxímetro de pulso, etc.) e soro só deverá ser realizada pela equipe de assistência do hospital. Caso contrário, poderá comprometer o tratamento prescrito para o paciente.

    Nos casos em que haja a necessidade de chamar algum profissional do serviço de enfermagem, poderá fazê-lo através da campainha instalada próximo ao leito do paciente.

    Por medida de segurança, os pacientes não deverão caminhar nos corredores, fora da
    unidade onde estão internados.

  • 05. Unidade de Alimentação e Nutrição

    Formado por profissionais que prestam assistência e orientação dietética adequada e individualizada aos pacientes internados, visando sua recuperação nutricional.

    O atendimento é integral nas 24 horas.

    O acompanhante, seja de acomodação em apartamento ou enfermaria, terá suas refeições liberadas de acordo com o definido pelo convênio. Àqueles que fizerem suas refeições no quarto (pediatria e casos especiais), terão a liberação pela nutricionista do setor. Os demais acompanhantes farão suas refeições no refeitório mediante identificação do crachá de acompanhante.

    No caso de refeições não cobertas pelo convênio, o acompanhante poderá realizar a compra do ticket refeição na Tesouraria / Internamento do HSI. O cardápio estará disponível na copa do andar ou Tesouraria.

    A primeira via do ticket refeição deverá ser entregue na copa do andar onde o paciente esteja internado para o almoço até as 13h e para o jantar (café completo) até as 16h, ou quando no acesso ao refeitório.


    Horário/Local da venda do ticket refeição:
    Tesouraria Seg a Sex: das 07h30 às 17h
    Sáb e Dom: das 08h às 11h.

    Após este horário, se dirigir até a recepção da unidade, e pacientes em apartamentos no internamento.

    Não é permitida a circulação nas dependências do Hospital por visitante e/ou acompanhante com alimentos de qualquer natureza.

    Disponibilizamos diariamente uma garrafa de 1,5 litros de água mineral para consumo do paciente, ocorrendo necessidade de maior quantidade, solicitar pelo ramal da copa que o paciente esteja internado.

    Solicitamos maior atenção no momento em que for preencher o formulário da Anamnese Alimentar, registrando apenas as intolerâncias ou alergias alimentares do paciente.

    Horário das Refeições do Paciente:

    Refeição Horário
    Café da Manhã 07h às 08h
    Lanche 10h às 11h
    Almoço 12h às 13h
    Lanche 15h às 16h
    Jantar/Café Completo 17 h 4 5 às 18h45
    Ceia 20h30 às 21h30

    Horário das Refeições do acompanhante (refeitório):

    Refeição Horário
    Café da Manhã 07 h 30 às 08h30
    Almoço 11h30 às 14h00
    Café Completo 18h00 às 18h45

    Qualquer dúvida, favor contactar a UAN, Unidade de Alimentação e Nutrição, através dos ramais: 8363/8374.

  • 06. Serviço de Fisioterapia

    O Serviço de Fisioterapia Hospitalar é formado por profissionais especializados que prestam assistência fisioterapêutica global, atendendo à clientela adulta epediátrica. Nas Unidades de Terapia intensiva dispomos de profissionais em regime de 24h. Nas Unidades de Internação, a assistência ocorre nos turnos da manhã e tarde; 

    pacientes com quadros clínicos mais graves, que requerem atenção especial, são assistidos durante a noite.

    A admissão do paciente no Serviço de fisioterapia, bem como a continuidade do tratamento, estão na dependência de prescrição diária do médico assistente.

    O serviço dispõe do material específico necessário para a assistência prestada.

    O material de apoio não deverá ficar sob guarda do paciente e sim acondicionado em local apropriado designado pelo serviço, evitando assim o uso indevido do mesmo.

  • 07. Serviço Social

    Formado por profissionais que prestam acolhimento através da formação de vínculos para o atendimento específico, visando esclarecer dúvidas, orientar e informar o paciente, familiares ou responsáveis, quanto às normas e rotinas internas, benefícios da previdência social, serviços prestados pelo hospital e demais serviços de saúde.

    O Serviço Social funciona todos os dias da semana em regime de atendimento 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

    Informações nos Ramais: 8260/8110/ 8084

  • 08. Serviço de Psicologia Hospitalar

    Formado por profissionais que realizam avaliação e acompanhamento psicológico de pacientes e familiares visando minimizar o sofrimento emocional diante da doença, tratamento e hospitalização.

    Os psicólogos atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Internação, sendo que, nestas últimas, o atendimento é feito mediante solicitação do cliente ou de algum membro da equipe de saúde, formalizado pelo Médico Assistente. As demais Unidades do hospital também contam com assistência psicológica, em casos de urgência.

    O Serviço de Psicologia Hospitalar funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h e aos sábados, das 07h às 13h.

    Informações no Ramal: 8191

  • 09. Serviço Médico

    Formado por médicos especializados que compõem o Corpo Clínico e médicos credenciados ao hospital que prestam atendimento nas mais diversas especialidades, de acordo com as necessidades do paciente.

    O médico responsável pelo paciente durante sua estada no HSI deverá estar cadastrado junto ao Corpo Clínico do hospital.

    É de competência exclusiva do médico responsável, e de sua equipe, prestar atendimento e orientações necessárias ao paciente.

    Dispomos de Serviço Médico com atendimento 24h para os pacientes internados, que necessitam de avaliação em situações de intercorrência, incluindo casos de urgência e emergência.

  • 10. Serviço de Farmácia

    Formado por Farmacêuticos, Auxiliares de Farmácia e Mensageiros que prestam assistência aos pacientes, respeitando os princípios éticos e legais. O Serviço de Farmácia do HSI funciona 24h e tem como objetivo disponibilizar medicamentos e materiais médicos aos pacientes internados, atendendo à terapia orientada pela prescrição médica.

    Os medicamentos são definidos através de uma seleção que procura oferecer, dentro dos critérios técnicos, qualidade e segurança aos usuários. Assim, o Serviço de Farmácia do HSI está preparado para atender às terapias previstas para o melhor tratamentos das
    doenças existentes.

    Situações específicas em que ocorra a necessidade de utilizar medicamentos não padronizados pelo HSI, serão avaliadas pelo Médico Assistente e o Serviço de Farmácia, para que se possa disponibilizar o mesmo em um prazo de até 48h úteis.

    Os profissionais farmacêuticos são capacitados tecnicamente para esclarecer dúvidas sobre medicamentos, tanto aos profissionais de saúde do HSI, quanto para os pacientes internados, estando disponíveis no horário administrativo.

  • 11. Serviço de Segurança

    Formado por uma equipe capacitada, que atua em locais estratégicos do hospital, visando proporcionar segurança aos pacientes, visitantes e acompanhante durante 24h, todos os dias da semana.

    Em caso de necessidade, contatar nos ramais: 8379 ou 8200 (a partir das 21h), ou dirigir-se a um dos nossos Auxiliares de Segurança.

  • 12. Estacionamento

    O hospital possui serviço de estacionamento em seu pátio, condicionado à existência de vagas, cobrado e controlado por empresa especializada.

    O pernoite para acompanhante de apartamento convênio é gratuito.

  • 13. Serviço de Hotelaria

    Formado por equipe capacitada, que visa proporcionar meios para que o paciente, acompanhante e visitante, tenha um ambiente no qual todos os serviços possam facilitar a manutenção mínima de sua rotina e o convívio com a sua família, de forma a proporcionar condições adequadas para sua estada fornecendo instalações limpas, higienizadas e em perfeito funcionamento.

    Oferecemos acomodações, cofre e kit (roupas de cama e banho), para acompanhante em quarto privativo. O kit será entregue e recolhido a tarde em dias alternados, pela camareira, mediante assinatura do paciente ou acompanhante.

    Também disponibilizamos banca móvel contendo revistas e periódicos para venda.

    Acesso gratuito a internet, porta- prótese e secadores de cabelo.

    A troca da roupa de cama do paciente bem como dos artigos (papagaio, bacia, cuba rim, etc.) é realizada pelo profissional de enfermagem no momento do banho ou quando necessária.

    Maiores informações ou sugestões entrar em contato com o serviço através dos ramais:
    8628 (segunda a sexta das 7h às 17h) ou 590 (final de semana e feriados das 07h às 19h).

  • 14. Informações Gerais

    O paciente com acomodação em apartamento poderá ter acompanhante em tempo integral. Para os pacientes menores de idade, idosos e deficientes, fica obrigatório a presença de acompanhante em tempo integral.

    Não é permitido o acesso de crianças menores de 12 anos para a visitação de pacientes internados e menores de 18 anos como acompanhante.

    Solicitamos que os visitantes e acompanhantes NÃO utilizem trajes inapropriados para o ambiente hospitalar, tais como: shorts, camisetas, roupas transparentes, trajes de banho, etc.

    É terminantemente proibido o acesso ao hospital com sacolas contendo gêneros alimentícios.

    É proibido trazer flores e plantas para o hospital.

    A partir das 20h, não é permitida a permanência de mais de um acompanhante.

    Para evitar a circulação de pacientes e acompanhantes em outros quartos, as portas dos apartamentos deverão permanecer fechadas, ficando proibida a visita entre pacientes sem autorização médica.

    Objetos pessoais do paciente, tais como as próteses dentárias, deverão ser guardados no armário. O hospital não se responsabiliza pelo extravio ou furto de objetos de valor e pertences de pacientes e acompanhantes.

    Nas enfermarias os televisores deverão ser desligados às 22h.

    Dispomos de linhas telefônicas nos quartos de internação com lista de “Ramais Úteis” afixado ao aparelho telefônico e telefones públicos em todos os andares.

    Solicitamos que o número do telefone, do seu leito/ acomodação, seja divulgado entre familiares e amigos, a fim de que as ligações externas sejam recebidas diretamente, sem aintervenção da telefonista.