ensino

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, através do Hospital Santa Izabel, apresentou, desde sua fundação, comprometimento com o progresso da ciência, seja por meio do aprimoramento profissional, ou pelo caráter engajado na execução de pesquisas científicas.

Desde o momento de sua implantação, em 1808, o Hospital Santa Izabel abrigou a primeira escola de Medicina do país, no período denominada de Escola de Cirurgia da Bahia. Sete anos depois, foi transformada em Academia Médico-Cirúrgica da Bahia.

As aulas teóricas ocorriam no edifício-sede da Santa Casa e as práticas no Hospital. No período em que a Escola de Medicina passou a fazer parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), houve a assimilação do Hospital Edgar Santos como seu hospital-escola. A Santa Casa/Hospital Santa Izabel, no entanto, manteve sua atividade de incentivo ao ensino médico através de um contrato de parceria com a Escola Bahiana de Medicina (Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências), perfazendo uma história que já dura mais de 50 anos.

Criada em 2005, a Diretoria de Ensino e Pesquisa tem como objetivo proporcionar a expansão do potencial, e capacidade para contribuir no aperfeiçoamento prático dos profissionais de saúde aliado à sua postura ética.

Estágio

estudante

Além da Escola Bahiana de Medicina, o Hospital Santa Izabel apresenta vínculo de cooperação educacional com outras instituições de Ensino Superior (UFBA, UNEB, FTC, UCSAL, Faculdade Ruy Barbosa, IFBA). Em convênio com Instituições como IEL e CIEE, o Hospital Santa Izabel também favorece o estágio em nível técnico e de graduação para várias áreas.

Residência

residente

O Hospital Santa Izabel oferece 56 vagas de Residência Médica por ano e desenvolve parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia há mais de 30 anos, mantendo as atividades de Residência Médica, de forma ininterrupta, desde sua criação.

Referência nacional na área de saúde, a Residência Médica do Hospital Santa Izabel forma médicos altamente capacitados para oferecer atendimentos de qualidade à população nas seguintes áreas: Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestório, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Medicina Intensiva, Neonatologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.

Para participar da seleção, é preciso realizar inscrição através do site www.strixeducacao.com.br (Concursos e Seleções - CEREM/BA Processo Seletivo Unificado de Residência Médica).