topo social

Responsabilidade Social

social menino

O projeto de humanização do Hospital Santa Izabel é uma estratégia de melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes, dada através de ações e campanhas que consideram os aspectos históricos e socioculturais desses usuários, além de oferecer um acolhimento aos usuários desde a recepção até o internamento. Devido a essa atuação, no ano 2000 o Hospital Santa Izabel passou a ser referência em humanização e tornou-se um dos 93 multiplicadores do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) que, em 2003, tornou-se Política Nacional de Humanização.

O Hospital conta com um Grupo de Trabalho de Humanização que apóia projetos de Humanização na Instituição. Entre as atividades está o acolhimento e gestão de risco nas emergências, o acesso do usuário à informação, tanto de normas e rotinas como do quadro clínico dos pacientes, além de contar com equipes multidisciplinares nas várias unidades do hospital. O usuário conta ainda com o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), voltado a receber sugestões, críticas e realizar o relacionamento com o público em geral.

 

Dentre as ações de humanização, destacamos as seguintes:

  • Projeto “Cuidado com o Cuidador” em parceria com o Setor de Recursos Humanos, que promove ações de assistência fisioterápica e outros benefícios à funcionários da instituição;
  • Acompanhamento diário das crianças hospitalizadas com professores através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, além da oferta de atividades nas Brinquedotecas. O calendário infantil também é valorizado, através da celebração de datas marcantes como o Carnaval, Páscoa, São João, início da Primavera, Semana da Criança e Natal;
  • Realização de festas de São João e Natal para os pacientes adultos hospitalizados e familiares, além de outras datas comemorativas como o Outubro Rosa e Dias das Mães.
  • Comemoração dos aniversários de pacientes hospitalizados;
  • Oferta de revistas nas diversas enfermarias do hospital, através da circulação de uma banca móvel;
  • Parceria com os Voluntários da Misericórdia, que executam diversas atividades voltadas ao bem estar dos pacientes, familiares e funcionários, como apresentações musicais, contação de histórias para crianças e aplicação da técnica energética Reiki.
  • Projeto de extensão de visita para familiares nas UTIs e acompanhamento de 24h do responsável nas Unidades Pediátricas.
Serviço Social

Serviço Social

O Serviço Social do Hospital Santa Izabel tem como finalidade prestar orientação a indivíduos, grupos e à população em geral em relação aos serviços prestados pela instituição no sentido de consolidar e legitimar direitos sociais através de políticas de acesso aos serviços oferecidos na área da saúde para pacientes de convênios, particulares e usuários do Sistema Único de Saúde.

O setor funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A equipe é composta de 28 profissionais, possui programa de residência multiprofissional em oncologia com a UNEB e campo de estágio com as universidades Católica e Federal da Bahia.

Entre as iniciativas sob responsabilidade do Serviço Social destacam-se a Casa de Apoio Solange Fraga, a Casa de Acolhimento Nossa Senhora de Nazaré, e os projetos Toni, Adote um Coração e Mãe Acompanhante.

Brinquedoteca Hospitalar
O brincar é um direito da criança defendido por lei. A Constituição da República de 1988, no artigo 227, destaca que: “É dever da família da sociedade e do estado assegurar a criança e o adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e ao lazer.

O Hospital Santa Izabel possui três brinquedotecas em espaços distintos: uma no ambulatório de Oncopediatria/Cardiopediatria, outra na unidade de internação pediátrica e a terceira na sala de recepção do Centro Cirúrgico.

Estes espaços favorecem o brincar livre e o desenvolvimento das potencialidades lúdicas da criança e tem como objetivo estimular a criatividade, a cognição, desenvolver a imaginação, a socialização e a oralidade.

Objetivos:
• Oportunizar a expansão das potencialidades;
• Facilitar a comunicação entre a equipe multiprofissional com a criança/familiar para adesão ao tratamento proposto através da ludicidade;
• Desenvolver a criatividade, a inteligência e a sociabilidade;
• Oportunizar a escolha do brinquedo desejado, que lhe proporcione experiência e/ou descoberta.

As atividades da Brinquedoteca contemplam um planejamento pedagógico realizado em parceria com o Serviço Social, a Enfermagem e a Segurança do Trabalho, e incluem ações voltadas às datas comemorativas de interesse do público infantil, como Páscoa, Semana da Criança e Natal.

 

Casa de Saúde Solange Fraga

Casa de Saúde Solange Fraga

Solange Fraga, integrante da Irmandade da Santa Casa, dedicou a sua vida à causa da criança com câncer. Dotada de ambiente acolhedor, a Casa da Saúde Solange Fraga atende dezenas de crianças por mês, sejam portadoras de cardiopatias ou acometidas de câncer. Neste espaço, familiares das crianças ficam hospedadas e recebem todo o apoio, durante o tempo que for necessário, até o tratamento ser finalizado.

A Casa de Apoio dispõe ainda de alimentação para a criança e o acompanhante, assim como de transporte para o hospital e terminal rodoviário. Além disso, as crianças recebem acompanhamento pedagógico e aulas de música, através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, oficinas de artesanato, atividades sócio educativas, lazer, entre outras.

Durante a estadia na Casa de Apoio, a criança tem a garantia do tratamento proposto e recebe atendimento integral para consulta, exames, medicações tratamento odontológico, pronto atendimento e internação, tratamento quimioterápico e radioterápico a nível ambulatorial e suporte para a realização dos procedimentos operatórios.

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental

O Hospital Santa Izabel (HSI) adota medidas responsáveis e sustentáveis que refletem o seu compromisso com a sociedade e o Meio Ambiente. Através de treinamentos para os empregados, investe-se na criação e manutenção de uma cultura de conscientização sobre reciclagem, tecnologia limpa e descarte correto de resíduos, trabalho referência no Hospital Santa Izabel. Esta prática não somente reduz custos, mas também evita acidentes e contribui para a preservação do Meio Ambiente.

Após a adequação do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, a produção de resíduo hospitalar reduziu significativamente, se comparada com o ano de 2006. Para isso, além da capacitação do corpo funcional, foram feitos investimentos em adesivos de sinalização, aquisição de novas lixeiras, adequação de sacos de lixo, etc. Essas ações são gerenciadas pela Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA), constituída por equipe multiprofissional com engenheiros, farmacêuticos, enfermeiros, administradores.

Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente
O Hospital Santa Izabel, instituição da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, considera a proteção do meio ambiente, a saúde, a integridade física dos colaboradores, prestadores de serviços, clientes e da comunidade, fundamental em todas as decisões. É de nossa responsabilidade assegurar que atividades e serviços satisfaçam aos padrões ou requisitos aplicáveis, legais ou da instituição, prevalecendo a de maior rigor.

Nosso objetivo é a melhoria contínua de atividades e serviços, prevenindo impactos adversos ao meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, promovendo a conservação de recursos naturais e preservando a saúde e a integridade física de colaboradores, prestadores de serviços, clientes e da comunidade.