Pronto Atendimento

O Hospital Santa Izabel dispõe de serviço de pronto atendimento estruturado para assistir o paciente cuja vida esteja em risco iminente ou que apresente sofrimento intenso e as ocorrências imprevistas de agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, que configurem necessidade de assistência médica imediata. O atendimento é ininterrupto, ou seja, em regime de plantão 24 horas.

O Serviço, destinado a pacientes associados a convênios, oferece toda a estrutura necessária para garantir a primeira atenção qualificada e resolutiva para os casos de pequena e média complexidade, e estabilização e referência adequada dos casos graves.

O Hospital Santa Izabel possui quatro unidades de Pronto Atendimento: Adulto, Pediátrico, Otorrinolaringologia e Ortopédico. A segmentação proposta visa melhor atender as necessidades de cada paciente, ao oferecer uma assistência completa e capacitada em cada uma das quatro unidades.

O Uso Correto dos Serviços de Urgência e Emergência Hospitalar

O Uso Correto dos Serviços de Urgência e Emergência Hospitalar

A falta de informação pode pôr em risco a sua vida. Não deixe que isso aconteça. Fique atento e lembre-se que diante de situações imprevistas, a exemplo de urgências e emergências, a perda de tempo muitas vezes significa bem mais que um simples atraso. É fundamental, portanto, que você use de modo correto os serviços de urgência e emergência, até mesmo para evitar situações de superlotação, o que muitas vezes compromete a qualidade da assistência prestada por uma unidade hospitalar.

E o que é urgência e emergência?

As urgências são situações que exigem atendimento rápido e efetivo, como acidentes e complicações de doenças.

Já as emergências implicam risco imediato à vida ou podem gerar lesões irreparáveis para o paciente.

 

Como funciona o atendimento?

Para ajudar a salvar cada vez mais vidas, o Hospital Santa Izabel desenvolve Protocolos Assistenciais baseados nas melhores práticas de qualidade, buscando a segurança dos pacientes. Tudo começa quando o  paciente, após sinalizar seus sintomas, é classificados para fluxos específicos. A Classificação de Risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de Urgência e Emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A priorização do atendimento ocorre após uma completa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, utilizando como instrumento o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco. O paciente pode ser avaliado como:

Emergência

Atendimento muito urgente

Atendimento urgente

Atendimento pouco urgente

Atendimento não urgente

Adulto

Adulto

Trata-se de uma unidade de emergência e urgência geral de alta complexidade, que atende a uma média de 2.800 pessoas por mês. Conta com equipe profissional multidisciplinar, entre os quais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais. Profissionais capacitados para atendimento rápido e eficiente em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ao dispor de neurologistas e neurocirurgiões, além de uma Hemodinâmica que funciona 24h. O PA Adulto oferece ainda condições de realizar procedimentos complexos como a angioplastia primária no caso de infarto agudo do miocárdio.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a ordem de atendimento no Pronto Atendimento Adulto do Hospital Santa Izabel é determinada de acordo com o nível de gravidade de cada paciente.

Ortopédico

Ortopédico

Atende a qualquer tipo de emergência ortopédica. Os casos mais graves, que necessitam de suporte clínico, são encaminhados ao Santa Izabel. Os médicos ortopedistas que trabalham na unidade são titulados e especializados pela Sociedade Brasileira de Ortotraumas (SBOT).

Funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h, em um prédio anexo ao Hospital Santa Izabel (HSI).

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia

Atende a todos os casos de urgência e emergência na área de otorrinolaringologia e conta com médicos altamente capacitados, com residência e título na especialidade.

Pediátrico

Pediátrico


O Pronto Atendimento pediátrico do Hospital Santa Izabel oferece uma moderna e confortável estrutura que conta com uma enfermaria para internamento com 34 leitos, dez leitos de observação, três salas de atendimento, salas de inalação e de reidratação oral. Ao chegarem ao nosso P.A., as crianças recebem assistência imediata, e uma triagem que garante atendimento mais rápido aos casos de maior gravidade.

Uma equipe com 30 pediatras e especialistas de sobreaviso nas áreas de Cardiologia (atendimento referência no nosso hospital), Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pneumologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Cirurgia Pediátrica, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e RNM, responde pela assistência das crianças durante 24 horas. Devido a isso, garantimos todos os recursos necessários ao tratamento dos casos mais simples aos mais complexos da pediatria da Bahia.