Cancer Center Santa Izabel Oncoclinicas Inaugura moderno Centro Cirúrgico

A inauguração das novas salas do centro cirúrgico marca um novo conceito no tratamento de pacientes cirúrgicos no Hospital Santa Izabel. Com oito salas cirúrgicas, ambientes mais amplos para recuperação anestésica, sala de prescrição e apoio para equipe médica, a nova unidade eleva os pilares de precisão, conforto e segurança para pacientes e equipe cirúrgica. Esta iniciativa faz parte de investimento conjunto do hospital com o Grupo Oncoclínicas e foi entregue na última quinta-feira (13 de junho) no Cancer Center do hospital.

No ato de inauguração, que reuniu Irmãos da Santa Casa da Bahia, integrantes da diretoria, lideranças médicas e colaboradores do hospital, José Antônio Rodrigues Alves, provedor da instituição, destacou que a nova unidade foi planejada de modo funcional para ofertar o melhor à segurança do paciente e de todos que trabalharão no local. “É uma satisfação saber que nossas equipes profissionais podem fornecer atendimento de excelência à nossa comunidade”, completou.

A nova unidade é interligada ao hospital e interage com um campo da medicina no qual os tratamentos e uso de tecnologia estão em constante aperfeiçoamento. “O novo centro cirúrgico do hospital também está alinhado com o conceito de atendimento integral ao paciente oncológico que implementamos no Cancer Center”, afirma a oncologista Clarissa Mathias, chefe do Serviço de Oncologia do HSI e líder do Cancer Center.

Para otimizar o fluxo cirúrgico, o novo centro dispõe de duas salas compartilhadas para procedimentos de cirurgias assistidas por robô. Outro destaque do novo pavilhão são as plataformas de imagem digital, que permitem aos cirurgiões gerenciamento em tempo real e favorecem uma melhor abordagem, sobretudo nas intervenções complexas realizadas dentro de um ambiente de sala cirúrgica.

O design adotado garante flexibilidade à medida que as necessidades de cuidados evoluem no futuro. “Vamos otimizar os tempos cirúrgicos e ampliar a qualidade e segurança para nossos pacientes”, afirma o cirurgião geral Jorge Matheus, gerente técnico assistencial do HSI.

Alta demanda - O Santa Izabel agora conta com 15 salas cirúrgicas no total. O volume cirúrgico do hospital cresce continuamente e é um dos maiores da rede hospitalar do Norte e Nordeste do país, abrangendo pacientes do SUS, privados e de operadoras de saúde suplementar.

Essa nova unidade faz parte de conjunto de investimentos estratégicos que vem sendo executado a partir da junção de forças do hospital na área oncológica com a Oncoclínicas. Parte desse projeto inclui ainda a inauguração, no próximo dia 3 de julho, do Serviço de TMO (Transplante de Medula Óssea), demanda antiga da comunidade de saúde baiana.

Cirurgias robóticas – O novo centro cirúrgico vai impulsionar também o Programa de Cirurgia Robótica, que já beneficiou mais de 2.500 pacientes com intervenções seguras e eficientes realizadas por cirurgiões especializados. A expectativa agora é que esse avanço tecnológico contemple um número maior de pessoas, a partir da incorporação de uma segunda plataforma robótica, um marco inédito na rede hospitalar do Norte e Nordeste do país.