11h00

Bahia ganha Centro para Transplante de Medula Óssea

Demanda antiga da população local, serviço de TMO passa a integrar o Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas e terá estrutura completa com 12 leitos, laboratórios especializados, consultórios e espaço humanizado de apoio aos acompanhantes

Compartilhe
Tamanho do Texto
Bahia ganha Centro para Transplante de Medula Óssea

Salvador vai ganhar um serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), com inauguração no próximo dia 3 de julho. A implantação da unidade de TMO do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas é considerada um marco para o tratamento especializado das doenças hematológicas na Bahia. Estruturado com o que existe de mais avançado na área, seguro e com cuidado humanizado, prestado por equipes multidisciplinares em um ambiente acolhedor, o centro de referência vai atender a uma demanda antiga da população baiana e da comunidade médica por serviços de onco-hematologia.

Para fornecer ao paciente o cuidado integral necessário, o serviço de TMO contará com um total de 12 leitos dedicados, além de infraestrutura completa, com laboratórios e cuidados de enfermagem especializados, espaço humanizado de apoio aos acompanhantes e toda a retaguarda de um hospital de grande porte.

Essa nova unidade, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, une tecnologia, eficiência e qualidade e é mais um passo para integralizar a assistência e toda a linha de diagnóstico de cuidados multidisciplinares oncológicos no Santa Izabel. “O nosso propósito é sempre o de oferecer o melhor tratamento e as soluções terapêuticas que salvam vidas”, disse o provedor.

Os cuidados com o Centro de TMO envolvem também a participação de equipe multiprofissional qualificada com enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e médicos especializados em transplante de medula óssea, que contarão com o suporte de profissionais de outras especialidades médicas.

A importância desse serviço para reduzir a reconhecida carência de serviços especializados em onco-hematologia na Bahia é destacada pela médica Suellen Riccio, coordenadora técnica do Programa de TMO do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas. “É um alento em especial para os pacientes que estão agora em tratamento por conta do estado avançado da doença”, diz a especialista.

Ela acrescenta que, nesta nova era de avanços científicos e maior esperança no tratamento das doenças hematológicas, os transplantes de medula óssea têm prolongado a vida de pacientes que costumam demandar internações frequentes e que, de outra forma, poderiam morrer.

As intervenções seguiram os requisitos técnicos estabelecidos para ampliar a segurança e reduzir os riscos de infecção. Os sistemas de ar e água receberam cuidados específicos, e o mobiliário e os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade favorecem o conforto e bem-estar dos pacientes.

Parceria fortalecida – A expansão e qualificação contínua dos serviços na área de oncologia reforça a colaboração entre o Hospital Santa Izabel e a Oncoclínicas, maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. “Essa parceria vem assegurando aos pacientes atendimento personalizado e completo a partir do investimento contínuo em pesquisa, atualização e desenvolvimento profissional e incorporação de tecnologias de alta precisão”, afirma a oncologista Clarissa Mathias, chefe do Serviço de Oncologia do HSI e líder do Cancer Center.

A estruturação de uma Unidade de TMO requer alto nível de especialização e conhecimento técnico, além de seguir regulamentação própria do Sistema Nacional de Transplante. “Por isso, podemos dizer que, a Unidade

de TMO do HSI é um importante passo na celebração da uma parceria de sucesso entre o HSI e a Oncoclínicas”, finaliza Renato Cunha, líder nacional do programa de terapia celular da Oncoclínicas.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital