Celebração inter-religiosa comemora 131 anos do Hospital Santa Izabel

Celebração inter-religiosa comemora 131 anos do Hospital Santa Izabel

Com tradição de bons serviços prestados à população, o Hospital Santa Izabel (HSI) comemorará nesta segunda-feira (30) 131 anos no bairro de Nazaré, onde presta assistência segura, qualificada e resolutiva à população. A data será comemorada com uma celebração inter-religiosa, às 8h30, na capela do próprio hospital. Na ocasião estarão reunidos o provedor da Santa Casa da Bahia colaboradores da instituição, integrantes do corpo clínico, gestores e pacientes do hospital.

Atualmente com 415 leitos, 114 leitos de UTI, 16 salas de cirurgia e três de hemodinâmica, mais de 45 especialidades médicas atendidas, mais de 17 mil procedimentos por ano, 14 mil atendimentos ambulatoriais por mês e mais de 3 mil profissionais trabalhando em prol da saúde dos baianos, o HSI oferta assistência resolutiva e bem-estar aos pacientes e desempenha grande variedade de ações assistenciais e de ensino e pesquisa, que muito contribui para o progresso da Saúde na Bahia.

O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, ressalta as atividades de ensino fortalecem e impulsionam a manutenção do alto padrão de segurança assistencial ofertado pelo hospital. “Compartilhar conhecimento nos traz imenso sentido de realização. Somos uma casa com longa tradição de contribuir na formação especializada de gerações de profissionais médicos”, disse o provedor.

História - O Hospital Santa Izabel foi inaugurado em 1893. A história remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Santa Casa da Bahia com a atenção à saúde da comunidade local.

O hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.

Em 2 de julho de 1833, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia foram transferidos para o Terreiro de Jesus. No Terreiro de Jesus, funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré, onde se encontra.

PAUTA

O quê - Aniversário de 131 anos do Hospital Santa Izabel